O cancro do intestino é um termo geral para o câncer que começa no intestino grosso. Dependendo de onde o câncer começa, o câncer de intestino é às vezes chamado de câncer de cólon ou câncer rectal. Os sintomas do câncer de intestino incluir sangue nas fezes (fezes), uma mudança inexplicável em seus hábitos intestinais, tais como prolongada diarreia ou constipação, e perda de peso inexplicada.
Câncer pode às vezes começar no intestino delgado (intestino delgado), mas o câncer do intestino delgado é muito mais raro do que o câncer de intestino grosso.
Quem é afectado por câncer de intestino?
Na Inglaterra, o câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum de câncer. Em 2009, foram 41.142 novos casos de câncer de intestino registados no Reino Unido:
- 18.431 Casos foram diagnosticados em mulheres, tornando-se o segundo câncer mais comum em mulheres após o câncer de mama
- 22.711 Casos foram diagnosticados em homens, tornando-se o terceiro câncer mais comum depois de próstata e câncer de pulmão
Cerca de 72% dos casos de câncer de intestino desenvolver em pessoas que são 65 anos ou mais. Dois terços dos cancros do intestino desenvolvem no cólon, com o terceiro desenvolvimento remanescente no recto.
Quem está em risco?
Coisas que aumentam o risco de contrair cancro do intestino incluem:
- Idade - cerca de 72% das pessoas diagnosticadas com câncer de intestino são mais de 65 anos
- Dieta - uma dieta rica em fibras e pobre em gordura saturada pode reduzir o risco de câncer de intestino, uma dieta rica em carnes vermelhas ou processadas pode aumentar o risco
- Peso saudável - mais magro as pessoas são menos propensos a desenvolver câncer de intestino de pessoas obesas
- Exercício - estar inactivo aumenta o risco de contrair câncer de intestino
- Álcool e tabaco - alto consumo de álcool e fumo pode aumentar suas chances de ter câncer de intestino
- A história da família e as condições herdadas - ter um parente próximo com câncer de intestino coloca em risco muito maior de desenvolver a doença.
- Condições relacionadas - com certas condições intestinais pode colocá-lo em maior risco de contrair câncer de intestino.
Rastreio do cancro do intestino
Actualmente, todos com idades entre 60 e 69 é oferecido câncer de intestino triagem a cada dois anos, e do programa de triagem está sendo estendido na Inglaterra, para aqueles com idade de 70 a 75. A triagem é feita por tomar uma pequena amostra de fezes e testá-lo para a presença de sangue (teste de sangue oculto nas fezes).
Além disso, um teste de rastreio adicional está sendo introduzido ao longo dos próximos três anos para todas as pessoas em 55 anos. Este teste envolve um exame câmera do intestino grosso chamado de sigmoidoscopia flexível.
Screening desempenha um papel importante na luta contra o câncer de intestino, porque quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maior a chance de que pode ser curada completamente.
Tratamento e perspectivas
O cancro do intestino pode ser tratada usando uma combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a terapia biológica. Tal como acontece com a maioria dos tipos de câncer, a chance de uma cura completa depende de quanto o câncer tem avançado no momento em que é diagnosticada.
Se o câncer de intestino é diagnosticado em seus estágios iniciais, a chance de sobreviver por mais cinco anos é de 90%, e uma cura completa é normalmente possível. No entanto, o câncer de intestino diagnosticado em seu estágio mais avançado só tem uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 6% e uma cura completa é improvável.
Sinais e sintomas de Câncer de Intestino
Câncer de intestino precoce pode não ter sintomas e alguns sintomas de câncer de intestino, posteriormente, também pode ocorrer em pessoas com menos problemas médicos graves, como hemorróidas. Consulte o seu médico se notar qualquer um dos sintomas abaixo.
Os sintomas iniciais de câncer de intestino incluem:
- Sangue nas fezes (fezes) ou sangramento de seu recto
- Uma mudança de seus hábitos normais do intestino que persiste por mais de três semanas, como a diarreia, constipação ou passar fezes com mais frequência do que o habitual
- Dor abdominal
- Perda de peso inexplicada.
Como o câncer de intestino avança, às vezes pode causar sangramento dentro do intestino. Eventualmente, isso pode levar para o seu corpo não ter glóbulos vermelhos suficientes. Isto é conhecido como a anemia.
Os sintomas da anemia incluem:
- Fadiga
- Falta de ar.
Em alguns casos, o cancro do intestino pode causar uma obstrução no intestino. Os sintomas de uma obstrução intestinal incluem:
- Uma sensação de distensão abdominal, geralmente em torno do umbigo
- Dor abdominal
- Prisão de ventre
- Vómitos.
Ao procurar o conselho médico
Consulte o seu médico se você tiver qualquer um dos sintomas acima. Embora os sintomas não são susceptíveis de ser o resultado de câncer de intestino, estes tipos de sintomas sempre precisa ser mais investigada.
As causas de Câncer de Intestino
O câncer ocorre quando as células em uma determinada área do seu corpo se dividem e se multiplicam muito rapidamente. Isso produz um pedaço de tecido conhecido como um tumor.
A maioria dos casos de câncer de intestino primeiro desenvolver aglomerados dentro de células no revestimento interno do intestino. Estes grupos são conhecidos como pólipos. No entanto, se você desenvolver pólipos, que não significa necessariamente que você vai ter câncer de intestino.
Exactamente o que faz com que o câncer se desenvolva no interior do intestino ainda é desconhecida. No entanto, a pesquisa mostrou vários factores podem fazer com que você mais propensos a desenvolvê-lo.
A história da família
Há evidências de que o câncer de intestino pode funcionar nas famílias. Cerca de 20% das pessoas que desenvolvem câncer de intestino tem um parente próximo (mãe, pai, irmão ou irmã) ou um parente de segundo grau (avô, tio ou tia), que também teve câncer de intestino.
Estima-se que se você tiver um parente próximo com histórico de câncer de intestino, o risco de contrair cancro do intestino é dobrada. Se você tem dois parentes próximos com história de câncer de intestino, o risco aumenta em quatro vezes.
Dieta
Um grande corpo de evidências sugere uma dieta rica em carne vermelha e processada pode aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino. Por esta razão, o Ministério da Saúde aconselha as pessoas que comem mais do que 90 gramas (peso cozido) de carne vermelha e processada por dia para reduzir a 70 gramas. Leia mais informações sobre a carne vermelha e o risco de câncer de intestino.
Também há boas evidências de que uma dieta rica em fibras e pobre em gordura saturada pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino. Especialistas em câncer acho que isso é porque este tipo de dieta estimula os movimentos intestinais regulares.
Fumador
As pessoas que fumam cigarros são 25% mais propensos a desenvolver câncer de intestino, outros tipos de câncer e doenças cardíacas do que as pessoas que não fumam.
Álcool
Um grande estudo, chamado de estudo EPIC, mostrou álcool foi associado com o risco de câncer de intestino. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem colocar você em maior risco de contrair câncer de intestino. O estudo EPIC descobriram que, para cada duas unidades de álcool uma pessoa bebe todos os dias, o risco de câncer de intestino aumenta em 8%.
Obesidade
A obesidade está associada a um risco aumentado de câncer de intestino. Homens obesos têm 50% mais chances de desenvolver câncer de intestino do que as pessoas com um peso saudável. Homens com obesidade mórbida, que têm um índice de massa corporal (IMC) de mais de 40 anos, são duas vezes mais propensos a desenvolver câncer de intestino.
Mulheres obesas têm um risco ligeiramente aumentado de desenvolver a doença, e as mulheres com obesidade mórbida são 50% mais propensos a desenvolver câncer de intestino do que as mulheres com um peso saudável.
Inactividade
As pessoas que estão fisicamente inactivas têm um risco maior de desenvolver câncer de intestino. Você pode ajudar a reduzir o risco de outros tipos de câncer de intestino e por ser fisicamente activo todos os dias. O risco pode ser reduzido em até um quinto, se você fizer uma hora de exercício vigoroso todos os dias ou duas horas de exercício moderado (como aspiração ou caminhada rápida).
Distúrbios digestivos
Algumas condições podem colocá-lo em um risco maior de desenvolver câncer de intestino. As pessoas com doença de Crohn são 2-3 vezes mais propensos a desenvolver câncer de intestino. O risco de desenvolver câncer de intestino é muito maior em pessoas com colite ulcerativa, e como muitos como 1 em cada 20 dessas pessoas vai continuar a desenvolvê-lo.
Condições genéticas
Há duas condições hereditárias raras que podem causar câncer de intestino. Eles são:
- Familial adenomatous polyposis (FAP)
- Câncer hereditário não-polipose colorretal (HNPCC), também conhecida como síndrome de Lynch.
FAP afecta 1 em cada 10.000 pessoas. A condição provoca o crescimento de pólipos não cancerosos no interior do intestino. Embora os pólipos são não-canceroso, há um alto risco de que, ao longo do tempo, pelo menos uma liga canceroso. Quase todas as pessoas com FAP terão câncer de intestino no momento em que são 50 anos de idade.
Pessoas com FAP têm um alto risco de contrair câncer de intestino tal, eles são muitas vezes aconselhados por seu médico para ter seu intestino removido por cirurgia antes que eles atinjam a idade de 25 anos. Famílias afetadas podem encontrar apoio e aconselhamento a partir do registro do FAP em São Marcos Hospital, Londres.
HNPCC é um tipo de cancro do intestino causado por um gene mutado. Estima-se que 2-5% de todos os casos de câncer de intestino são devido a HNPCC. Cerca de 90% dos homens e 70% das mulheres com a mutação HNPCC irá desenvolver câncer de intestino no momento em que são 70 anos de idade.
Tal como acontece com FAP, a remoção do intestino como medida de precaução é geralmente recomendado em pessoas com HNPCC.
Diagnóstico de Câncer de Intestino
Quando procurar o seu médico de família ele irá certamente perguntar sobre seus sintomas e se você tem um histórico familiar de câncer de intestino.
Eles irão, em seguida, realizar um exame físico conhecido como um exame de toque rectal (DRE). A DRE envolve o seu médico colocando delicadamente o dedo em seu ânus, e depois para cima em seu recto.
A DRE é uma maneira útil de verificar se há um nódulo perceptível dentro de seu reto. Este encontra-se numa estimativa de 40-80% dos casos de cancro rectal.
O DRE não é doloroso, mas algumas pessoas podem achar que é um pouco embaraçoso.
Se os seus sintomas sugerem que você pode ter câncer de intestino, ou o diagnóstico é incerto, você será encaminhado para o hospital local para uma análise mais aprofundada.
Uma análise mais aprofundada
Dois testes são comummente usados para confirmar um diagnóstico de câncer de intestino:
- A sigmoidoscopia é um exame do seu recto e um pouco do seu intestino grosso.
- A colonoscopia é um exame de todo o seu intestino grosso.
Sigmoidoscopia
Um sigmoidoscopia utiliza um dispositivo chamado sigmoidoscópio, o qual é um fino tubo flexível ligado a uma pequena câmara e luz.
O sigmoidoscope é inserido em seu recto e depois para cima em seu intestino. A câmera transmite imagens para um monitor. Isso permite que o médico para verificar se há áreas anormais dentro do recto ou intestino, que poderia ser o resultado de câncer.
Um sigmoidoscopia também pode ser usado para remover pequenas amostras de suspeita de tecido canceroso de forma que possam ser testadas em laboratório. Isso é conhecido como uma biopsia. A sigmoidoscopia geralmente não é dolorosa, mas pode se sentir desconfortável. A maioria das pessoas ir para casa após o exame foi concluído.
Colonoscopia
A colonoscopia é semelhante a uma sigmoidoscopia, excepto um tubo mais longo, chamado colonoscópio, é utilizado para analisar todo o intestino.
Seu intestino precisa ser vazia quando uma colonoscopia é realizada, assim que você vai ser dada uma dieta especial para comer durante alguns dias antes do exame e um laxante (medicação para ajudar a esvaziar o seu intestino), na manhã do exame.
Você será dado um sedativo para ajudar a relaxar, após o qual o médico irá inserir o colonoscópio em seu recto e movê-lo ao longo do comprimento do intestino grosso. Tal como acontece com um sigmoidoscópio, a colonoscopia pode ser usado para obter uma biopsia, bem como apresentar imagens de quaisquer zonas anormais.
A colonoscopia geralmente leva cerca de uma hora para ser concluído, e a maioria das pessoas pode ir para casa depois de terem recuperado dos efeitos do sedativo. Após o procedimento, você provavelmente vai se sentir sonolento durante algum tempo, por isso, mandar alguém para acompanhá-lo para casa.
Mais testes
Se um diagnóstico de cancro do intestino é confirmado, mais ensaios geralmente é realizada por dois motivos:
- Para verificar se o câncer se espalhou a partir do intestino para outras partes do corpo
- Para ajudar a decidir sobre o tratamento mais eficaz para você.
Estes testes podem incluir:
- Uma tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) para fornecer uma imagem detalhada do seu intestino e outros órgãos
- Ecografias, que podem ser usados para olhar para dentro de outros órgãos, como o fígado, para ver se o câncer se espalhou lá
- Raio-X tórax , que podem ser utilizados para avaliar o estado de seu coração e pulmões
- Exames de sangue para detectar uma proteína especial, conhecido como um marcador tumoral, liberada pelas células cancerosas em alguns casos de câncer de intestino.
Estadiamento e classificação
Uma vez que os exames e testes acima foram completadas, deve ser possível determinar o estádio e do grau do seu cancro. Encenação refere-se a quão longe o câncer avançou. A classificação diz respeito à forma como é agressivo e propensos a se espalhar o câncer.
- Fase 1 - o cancro continua a ser contido no interior do revestimento do intestino ou do recto
- Fase 2 - o câncer se espalhou para a camada de músculo que envolve o intestino
- Fase 3 - o câncer se espalhou para os linfonodos próximos
- Fase 4 - o cancro se espalhou para outra parte do corpo, tais como o fígado.
Este é um guia simplificado. Fase 2 é dividido em outras categorias chamado A e B e fase 3 é dividido em A, B e C.
Existem três tipos de câncer de intestino:
- Grau 1 é um câncer que cresce lentamente e tem uma pequena chance de se espalhar para além do intestino
- Grau 2 é um câncer que cresce moderadamente e tem uma chance média de se espalhar para além do intestino
- Grau 3 é um câncer que cresce rapidamente e tem uma grande chance de se espalhar para além do intestino.
Tratamento do Câncer de Intestino
Pessoas com câncer de intestino deve ser cuidada por uma equipe multidisciplinar (MDT). Esta é uma equipe de especialistas que trabalham em conjunto para oferecer o melhor tratamento e cuidados.
A equipe muitas vezes é composto por um cirurgião especialista em câncer, um oncologista (a radioterapia e quimioterapia especialista), um radiologista, patologista, radiologista e uma enfermeira especialista. Outros membros podem incluir um fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional, e você pode ter acesso ao suporte psicologia clínica.
Ao decidir que tratamento é melhor para você, seus médicos vão considerar:
- O tipo e tamanho do cancro
- Sua saúde geral
- Se o câncer se espalhou para outras partes do seu corpo
- Qual a nota que é.
Existem vários tratamentos para o câncer de intestino, incluindo:
- Cirurgia
- Quimioterapia
- Radioterapia
- Terapia biológica.
A cirurgia é geralmente o principal tratamento para câncer de intestino, mas em cerca de um em cada cinco casos, o câncer é muito avançado para ser removido por cirurgia. Se você tiver a cirurgia, você também pode precisar de quimioterapia, radioterapia ou terapia biológica, dependendo do seu caso particular.
Seu plano de tratamento
Seu plano de tratamento recomendado dependerá do estágio e localização do seu câncer de intestino.
Se o cancro estiver confinado ao seu recto, a radioterapia será geralmente usada para encolher o tumor, em seguida, a cirurgia pode ser usado para remover o tumor. Por vezes, a radioterapia é combinada com a quimioterapia, o qual é conhecido como quimioirradiação.
Se tiver uma fase do cancro intestinal, deve ser possível a remoção cirúrgica do cancro e nenhum tratamento adicional será exigida.
Se tiver fase 2 ou 3 do cancro do intestino, a cirurgia pode ser usado para remover o cancro e, em alguns casos, os nódulos linfáticos próximos. A cirurgia é geralmente seguida por um ciclo de quimioterapia para parar o câncer de retornar.
Normalmente, não é possível curar estágio 4 de câncer (avançado). No entanto, os sintomas podem ser controlados e a disseminação do cancro pode ser retardada utilizando uma combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia biológica e se for caso disso.
Cirurgia - câncer de cólon
Se o câncer está em um estágio muito precoce, pode ser possível remover apenas um pequeno pedaço do revestimento da parede do cólon. Isto é conhecido como a excisão local.
Se o câncer se espalhou para os músculos que cercam o cólon, que normalmente será necessário para remover uma secção inteira do seu cólon. Removendo alguns do cólon é conhecida como uma colectomia.
Dependendo da localização do cancro, possíveis procedimentos cirúrgicos incluem:
- Hemi-esquerda colectomia - onde a metade esquerda do seu cólon é removido
- Colectomia transversal - onde a parte do meio do seu cólon é removido
- Hemi-direito colectomia - onde a metade direita do seu cólon é removido
- Sigmóide colectomia - onde a parte inferior do seu cólon é removido.
Existem duas maneiras de uma colectomia poder ser realizada:
- Em uma colectomia aberta, o cirurgião faz uma grande incisão em seu abdómen e remove uma secção de seu cólon.
- A colectomia laparoscópica é um tipo de "cirurgia guiada", onde o cirurgião faz uma série de pequenas incisões no abdomen e utiliza instrumentos especiais guiados por uma câmera para remover uma secção do cólon.
Ambas as técnicas são consideradas igualmente eficazes na remoção de câncer e têm riscos semelhantes de complicações. Colectomias laparoscópicas têm a vantagem de um tempo de recuperação mais rápida e menos dor pós-operatória.
Colectomias laparoscópicas agora deve estar disponível em todos os hospitais que realizam a cirurgia de câncer de intestino, embora nem todos os cirurgiões realizam este tipo de cirurgia. Se você está considerando ter sua cirurgia de câncer de intestino feito usando cirurgia guiada, discutir este assunto com seu cirurgião.
Durante a cirurgia, os nódulos linfáticos próximos também podem ser removidos. É comum para unir as extremidades do intestino juntos após a cirurgia de câncer de intestino, mas muito de vez em quando isso não é possível e um estoma é necessário.
Programas de recuperação aprimorada
Recuperação aprimorada programas cirúrgicos devem ser usados para a maioria dos pacientes com câncer de intestino. Estes programas são diferentes da cirurgia tradicional por:
- Garantir que os pacientes estejam na melhor condição física possível antes da cirurgia
- Mínimo dos pacientes vítimas de trauma percorrer durante cirurgia - por exemplo, cirurgia minimamente invasiva, quando possível e melhor controle da dor
- Garantir aos pacientes experimentar o melhor possível a reabilitação após cirurgia.
Prevenir o Câncer de Intestino
Benefícios do exercício
Descubra por 150 minutos de actividade física por semana pode melhorar muito sua saúde
Problemas intestinais comuns
Queixas digestivas tais como constipação, diarreia, azia e inchaço são incrivelmente comum, mas geralmente tratável Existem várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver câncer de intestino.
Dieta
A pesquisa sugere um baixo teor de gordura, dieta rica em fibras, que inclui uma abundância de frutas frescas e vegetais (pelo menos cinco porções por dia) e cereais integrais pode ajudar a reduzir o risco de contrair câncer de intestino. Ela também pode reduzir o risco de desenvolver outros tipos de câncer e doenças cardíacas.
É recomendado que você não comer muita carne processada e carne vermelha. O Departamento de Saúde aconselha as pessoas que comem mais do que 90 gramas (peso cozido) de carne vermelha e processada por dia para reduzir a 70 gramas. Leia mais informações sobre a carne vermelha e o risco de câncer de intestino.
Exercício
Há fortes indícios de exercício físico regular pode reduzir o risco de desenvolvimento do intestino e outros cânceres.
Recomenda-se adultos exercitar por pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de intensidade moderada actividade aeróbica (ou seja, andar de bicicleta ou caminhar rápido) a cada semana.
De peso saudável
Tente manter um peso saudável. Alterações na sua dieta e um aumento na actividade física vai ajudar a manter o peso sob controlo. Descubra se você é um peso saudável com a calculadora de peso saudável.
Fumador
Se você fuma, desistindo irá reduzir o seu risco de desenvolver o intestino e outros cânceres. O seu médico de família ou farmacêutico também pode fornecer ajuda, apoio e aconselhamento, se você quiser deixar de fumar.
Viver com câncer de intestino
Ser diagnosticado com câncer é um desafio difícil para a maioria das pessoas. Existem várias maneiras de encontrar apoio para ajudá-lo a lidar.
Nem todos trabalham para todos, mas um ou mais deve ser útil:
- Converse com seus amigos e familiares. Eles podem ser um poderoso sistema de apoio.
- Entre em contacto com outras pessoas na mesma situação que você.
- Saiba mais sobre a sua condição.
- Não tente fazer muito de uma vez.
- Arranje tempo para si mesmo.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.