.

09 junho, 2014

Unknown

Hiperplasia Benigna da Próstata ou Aumento da Próstata – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

O aumento da próstata, também conhecida como hiperplasia prostática benigna, é uma condição comum que afecta homens mais velhos. Geralmente não é uma ameaça grave para a saúde. A próstata é uma pequena glândula encontrada apenas em homens, localizada entre o pénis e a bexiga (ver Sobre a próstata desta página). Se a próstata se torna alargada, pode colocar pressão sobre a bexiga e da uretra, o tubo através do qual passa a urina. 

Isso pode afetar como você urinar, pois pode causar:


  • Dificuldade para iniciar a micção 
  • Necessidade frequente de urinar 
  • Dificuldade esvaziar completamente a bexiga.

Muitos homens temem que ter um aumento da próstata significa que eles têm um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Este não é o caso. Homens com aumento da próstata não têm um maior risco de câncer de próstata em comparação com os homens, sem um aumento da próstata.   

Como é comum o aumento da próstata?

O aumento da próstata é uma condição comum associada ao envelhecimento. Cerca de 60% dos homens que estão com 60 anos ou mais têm algum grau de aumento da próstata.

A causa do aumento da próstata é desconhecida, mas a maioria dos especialistas concorda que ela está ligada a mudanças nos níveis de hormônio no corpo de um homem devido ao envelhecimento.

Perspectiva

O aumento da próstata geralmente não é uma ameaça grave para a saúde de um homem.  Em alguns homens, os sintomas são leves e não requerem tratamento. Em outros, os sintomas podem ser muito problemático e ter um grande impacto na sua qualidade de vida.

Complicações do aumento da próstata  podem incluir infecções do trato urinário (UTIs) ou retenção urinária aguda (AUR), mas complicações graves são raras. Existem vários tratamentos disponíveis para o alargamento da próstata, incluindo:

  • Mudanças de estilo de vida, tais como evitar álcool e cafeína 
  • Medicação 
  • Cirurgia. 

Os sintomas do aumento da próstata 

Os sintomas de aumento da próstata são causados ​​pela pressão prostática colocação sobre a bexiga e uretra (que transporta a urina da bexiga para o pénis).  Isso pode afectar a micção das seguintes formas:

  • O que torna difícil para você começar a urinar 
  • Enfraquecer o fluxo de urina, ou fazer com que "parar e iniciar" 
  • Fazer com que você se esforçar para urinar 
  • Fazer com que você precisa com frequência para urinar 
  • Causar-lhe para acordar frequentemente durante a noite para urinar 
  • Provocar uma vontade súbita de urinar, o que pode resultar em incontinência, se você não consegue encontrar um banheiro rápido o suficiente 
  • Causar-lhe para não ser capaz de esvaziar a bexiga completamente 
  • Causar sangue na urina  (Hematúria).

Em estágios mais avançados, aumento da próstata pode causar retenção de urina e outras complicações como pedras na bexiga,  infecções urinárias e danos aos rins.

Ao procurar o conselho médico

Consulte o seu médico se detectar quaisquer problemas ou alterações em seu padrão habitual de micção. Mesmo se os sintomas são leves, que poderiam ser causados ​​por uma condição que tem de ser investigada.
Qualquer  sangue na urina deve ser investigado pelo seu médico, para descartar outras condições mais graves.

Causas de aumento da próstata 

A causa exacta do aumento da próstata é desconhecida, mas a pesquisa sugere que os hormônios provavelmente desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença. As hormonas são um grupo de compostos potentes que podem ter uma ampla variedade de efeitos sobre as células do corpo.
Uma teoria é que, como alguns homens envelhecem, os níveis de uma hormona chamada tipo de dihidrotestosterona (DHT), aumenta, o que pode estimular o crescimento da próstata.

Outra teoria sugere que o aumento da próstata pode ser devido a dois hormônios, testosterona e estrogênio. Os homens mais jovens produzem altos níveis de testosterona e os níveis muito menores de estrogênio. No entanto, quando os homens envelhecem, seus níveis de testosterona diminuem, o que significa que, em seguida, ter uma proporção maior de estrogênio em seu corpo. Tem sido sugerido que o aumento relativo na estrogénio pode estimular o crescimento da próstata.

Os factores de risco

A pesquisa mostrou que as taxas de aumento da próstata são mais elevadas entre os homens que têm  pressão arterial elevada e diabetes. No entanto, como ambas as diabetes e hipertensão também está associada com o processo de envelhecimento natural, pode não haver uma ligação directa entre as três condições.

Diagnosticar o Aumento da Próstata 

O médico terá primeiro de determinar se os sintomas correspondem ao padrão usual de sintomas para pessoas com aumento da próstata.

International Prostate Symptom Score (IPSS)

A próxima etapa da avaliação é para calcular o Internacional Próstata Sintoma Pontuação (IPSS). Trata-se de preenchimento de um questionário para avaliar os sintomas. Cada questão tem cinco respostas possíveis que carregam uma pontuação e sua pontuação geral é utilizada para avaliar a gravidade de seus sintomas.

A lista inclui as seguintes perguntas.

No mês passado:

  • Quantas vezes você já teve a sensação de não esvaziar completamente a bexiga após urinar? 
  • Quantas vezes você teve de urinar novamente menos de duas horas depois de terminar de urinar? 
  • Quantas vezes você já descobriu que você parou e começou de novo ao urinar? 
  • Quantas vezes você já achou difícil adiar a micção? 
  • Quantas vezes você já teve um fraco fluxo de urina? 
  • Quantas vezes você já teve que empurrar ou se esforçar para começar a urinar durante o curso de uma noite? 
  • Quantas vezes você já teve que se levantar durante a noite para urinar? 

Após o seu médico avaliar como severos os seus sintomas, eles pretendem excluir outras condições com sintomas semelhantes através de determinados testes. 

Exclusão de outras condições

A exclusão de outras condições é particularmente importante porque os sintomas de aumento prostático são semelhantes às do cancro da próstata. O seu médico tem que ser completamente certo de que seus sintomas não são causados ​​pelo câncer.

Os testes de urina

Um teste de urina pode ser usado para verificar se os seus sintomas são causados ​​por uma infecção em seu sistema urinário, como uma infecção nos rins ou bexiga.

O toque rectal

O seu médico poderá realizar um  exame rectal para verificar se você pode ter câncer de próstata. O câncer de próstata pode causar a próstata a tornar-se duro e acidentado.

O seu médico irá colocar uma luva em uma das mãos e usar um gel para lubrificar um de seus dedos. Eles irão, em seguida, empurre o dedo em seu ânus e depois para cima em seu recto. Uma vez que o recto é próxima da glândula da próstata, que será capaz de verificar se a superfície da glândula mudou. O procedimento vai se sentir um pouco desconfortável, mas geralmente não é doloroso.

O câncer de próstata nem sempre causa alterações na glândula, então você provavelmente vai precisar de ter mais alguns testes para descartar o câncer de próstata. 

Antígeno específico da próstata (PSA)

Um teste de sangue pode ser usado para medir a quantidade de antigénio (PSA) de proteína específico da próstata, que é produzida pela próstata. Um nível de PSA levantada indica o alargamento da próstata e um nível significativamente aumentado podem indicar cancro da próstata. No entanto, como acontece com o exame rectal, um teste de PSA não pode dar um diagnóstico definitivo de câncer de próstata.

Ultra-sonografia transretal (USTR)

A ultra-sonografia transretal (USTR) é um tipo de ultra-som projectado especificamente para o estudo da próstata e da área circundante. Uma sonda de ultra-som é colocada no seu recto e usa ondas sonoras para criar uma imagem detalhada de sua próstata. A USTR mede o tamanho de sua próstata e pode ser usado para confirmar ou descartar o diagnóstico de câncer de próstata.

A urografia intravenosa (IVU)

Uma urografia intravenosa (UIV) é um  raio-X utilizado para estudar o tracto urinário (rins, da bexiga e do tubo através do qual passa a urina).

Um IVU pode ser usado para verificar se há bloqueios em seu sistema urinário que poderiam estar causando os sintomas, como um rim ou pedra na bexiga. Um IVU também pode detectar qualquer dano causado ao trato urinário.

Durante uma IVU, você vai ser injectado com um corante radioactivo inofensivo, que irá aparecer no raio-X. Após 30 a 60 minutos, o corante deve ter passado em seu trato urinário e uma série de raio-X serão tomadas. Em alguns casos, você pode ser solicitado a urinar antes de o raio-X final seja tomada.

Anulação gráficos

Um mapa da micção é um diário da micção, o que você pode ser convidado para manter por 24 horas. Você será solicitado para registar quantas vezes você urinar, bem como detalhes sobre como você urinar - por exemplo, se a sua urina é parar e iniciar ou se é difícil começar a urinar.

Um mapa da micção é um bom caminho para encontrar mais informações sobre os seus sintomas e pode ser usado para determinar o tipo de tratamento que seria mais eficaz no controle de seus sintomas.

Urofluxometria

Urofluxometria mede a pressão de sua bexiga e quão bem a sua bexiga funciona quando você urinar. Você será dado um anestésico local e um pequeno tubo flexível (cateter) será inserido em sua uretra e subiu em sua bexiga.

Água será então injectado através do cateter e em sua bexiga. Um computador conectado ao cateter mede a pressão dentro de sua bexiga e pode avaliar o quão bem a sua bexiga está funcionando.

Tal como acontece com a anulação gráficos, urofluxometria é uma boa maneira de determinar o tipo de tratamento vai ajudar a controlar os seus sintomas.

Tratar o Aumento da Próstata 

Dê uma olhada em um guia simples para os prós e contras de diferentes tratamentos para o aumento da próstata. Se você tem um aumento da próstata, o seu plano de tratamento será determinado pela forma como os seus sintomas são graves.

Se os sintomas são ligeiros a moderados, você receberá nenhum tratamento médico imediato, mas será dado check-ups regulares para monitorar cuidadosamente a sua próstata. Esta é muitas vezes referida como "espera vigilante".

Você provavelmente irá também ser aconselhados a fazer alterações em seu estilo de vida para ver se eles melhoram seus sintomas. Essas mudanças de estilo de vida são explicados abaixo, juntamente com a formação e tratamentos que podem mais tarde ser julgado, se necessário.

Mudanças no Estilo de Vida

Você pode ser aconselhados a:

  • Pare de beber qualquer líquido para uma a duas horas antes de ir para a cama. Isso vai ajudar a evitar nictúria (acordar durante a noite para urinar).
  • Se você tiver sido prescrita medicação (veja abaixo), experiência com o tempo que você levar isso. Por exemplo, tomando-o em 7:00 pode ajudar a prevenir noctúria.
  • Parar de beber álcool e cafeína, ou limitar o seu consumo deles. Eles podem irritar a bexiga e piorar os sintomas.
  • Exercício físico regular. A pesquisa mostrou que o exercício moderado, como caminhar por 30 a 60 minutos por dia, pode melhorar os sintomas (embora não esteja claro exactamente o porquê disso). Leia mais informações sobre formas de obter o exercício regular.
  • Participe de um grupo de apoio ao paciente (o seu médico deve ser capaz de recomendar um), o que pode ajudar você a gerenciar sintomas leves, sem a necessidade de medicação. 

Treinamento da bexiga

Formação de bexiga é um programa de exercício para aumentar o tempo entre a micção e para aumentar a quantidade de urina, a bexiga pode conter.

Você será dado um alvo, como esperando por pelo menos duas horas entre cada vez que você urinar. É uma boa ideia usar um gráfico de treinamento da bexiga, o que permite que você grave a cada vez que urinar e registar o volume de urina (você vai precisar de uma jarra de plástico para medir isso). O seu médico deve dar-lhe uma carta para levar para casa.

Você também vai aprender uma série de exercícios, como a respiração, relaxamento e exercícios musculares, para ajudar a tirar a sua mente a necessidade de urinar.

Com o tempo, o seu tempo alvo será aumentado e no final do programa que você deve achar que você é capaz de ir por mais tempo sem urinar. Treinamento da bexiga só deve ser julgado sob supervisão médica. 

Medicação para Aumento da Próstata 

Medicação, em combinação com as mudanças de estilo de vida acima, é geralmente recomendada para o tratamento de sintomas moderados a graves de aumento da próstata.

Finasterida ou dutasteride

Finasterida  e  dutasterida são amplamente utilizados para tratar o aumento da próstata. Eles bloqueiam os efeitos de uma hormona chamada DHT (ver causas do aumento da próstata) na glândula da próstata, o que pode reduzir o tamanho da próstata e melhoram os sintomas associados.

Se você está prescrito um desses medicamentos, pode ocorrer uma melhora imediata dos sintomas. No entanto, você precisa levá-la por pelo menos seis meses para obter o benefício máximo, e seu médico irá necessitar de o acompanhar a cada ano.

Use camisinha, se você é sexualmente activa, porque tanto a finasterida e dutasterida pode ter um efeito adverso em seu esperma. Se você receber uma mulher grávida, existe um risco de que o bebé pode desenvolver defeitos congénitos.

Os efeitos secundários também podem incluir:


  • Impotência (incapacidade de obter uma erecção) 
  • Pouco ou nenhum esperma quando você ejacular.

Em muitos casos, estes efeitos secundários irá melhorar como o seu corpo se acostuma com a medicação. Consulte o seu médico se os efeitos colaterais estão incomodando. A pesquisa mostrou o uso a longo prazo de finasterida ou dutasteride ter ambos os benefícios e os riscos em relação ao câncer de próstata.

A vantagem é que tomar a medicação vai diminuir o seu risco de ter câncer de próstata. O risco é que, se você desenvolver o câncer de próstata, pode ser uma forma mais agressiva da doença. Seu médico pode lhe dar mais informações sobre os riscos e benefícios da finasterida. 

Bloqueadores alfa

Bloqueadores alfa ajudar a relaxar os músculos de sua bexiga, facilitando a passagem da urina. Pode ser dada bloqueadores alfa como o seu tratamento primário ou em combinação com a finasterida. Tansulosina  e alfuzosina são dois bloqueadores alfa comummente usados ​​para tratar o aumento da próstata. Os efeitos colaterais da tansulosina e alfuzosina são incomuns e geralmente ligeiros. 

Eles incluem:

  • Tontura 
  • Dores de cabeça 
  • Fraqueza 
  • Pouco ou nenhum esperma quando você ejacular.

Você só deve começar a tomar bloqueadores alfa ao longo de um fim-de-semana tranquilo quando você não está planejando para dirigir, pois há um risco de estes podem causar diminuição da pressão arterial e desmaio.

Geralmente, se você sentir tonturas enquanto com esta medicação, evitar dirigir ou operar máquinas pesadas até que ele passou.

Cirurgia

A cirurgia é geralmente recomendado apenas para sintomas moderados a graves de aumento da próstata que não conseguiram responder à medicação.

Ressecção trans-uretral da próstata (RTU)

Ressecção trans-uretral da próstata (RTU) é um procedimento cirúrgico onde o excesso de tecido da próstata é removido para reduzir a pressão sobre a bexiga.

O cirurgião irá inserir um pequeno instrumento em sua uretra (o tubo através do qual a urina passa). Um fio eléctrico aquecido por ondas de rádio é movido através de cortar fora o excesso de tecido.

RTU não é doloroso, porque ela é realizada usando um anestésico geral (onde você está dormindo) ou uma anestesia regional (onde você está acordado, mas a metade inferior do seu corpo é anestesiada).

A maioria dos homens estão bem o suficiente para sair do hospital dois a três dias após a operação.Uma complicação comum da RTU é que você não vai mais produzir sémen quando você ejacular. Isto é conhecido como a ejaculação retrógrada. Isso resulta em esperma de entrar em sua bexiga ao invés de sair de seu pénis durante a ejaculação.

No entanto, você ainda vai experimentar o prazer físico associado com a ejaculação (o clímax).

Técnicas alternativas

Há um número de novas técnicas cirúrgicas que podem conduzir a menos efeitos colaterais, ou uma recuperação mais rápida, do que um RTU.  No entanto, como estes tratamentos são ainda bastante novo eles podem não estar disponíveis e sua eficácia a longo prazo nem sempre é clara. 

Estas técnicas alternativas são explicados abaixo:


  • Ressecção transuretral da próstata bipolar - instrumentos diferentes são usados ​​para executar o processo, o que permite que a água salina seja bombeada para dentro da uretra, em vez de um fluido chamado glicina. Isto é pensado para levar a um menor risco de síndrome RTU.
  • Hólmio enucleação laser da próstata - um laser é usado para remover o excesso de tecido da próstata utilizando um percurso semelhante ao de um RTU. O procedimento tem mostrado bons resultados em médio prazo de acompanhamento (5-7 anos) e está a emergir como uma alternativa promissora. Ele não usa a glicina e, portanto, não há risco de síndrome RTU.
  • KTP vaporização a laser - um pequeno tubo conhecido como um cistoscópio é inserido em sua uretra. O cistoscópio dispara pulsos de energia do laser para queimar o tecido da próstata.

A Prostatectomia aberta 

Este procedimento pode ser mais eficaz do que uma RTU se você tiver grave aumento da próstata.
No entanto, prostatectomia aberta é agora muito raramente usado, mesmo para próstatas maiores, devido ao desenvolvimento de outras técnicas, tais como hólmio enucleação laser da próstata (ver acima). 

O procedimento tem um risco maior de complicações, como disfunção erétil e incontinência urinária. Há também uma maior chance de essas complicações se tornará permanente do que se ocorrer após a RTU.
Durante uma prostatectomia aberta, é feita uma incisão em seu abdómen e da parte externa de sua próstata é removido. 

Impedir o aumento da próstata

Há evidências que sugerem que a ingestão de uma dieta rica em proteínas e vegetais e pobre em carne vermelha e gordura podem reduzir seu risco de desenvolver hiperplasia prostática.

Os alimentos que são uma boa fonte de proteína incluem:

  • Ovos 
  • Leite 
  • Soja 
  • Tofu 
  • Peixe 
  • Queijo 
  • Frango.

Complicações do Aumento da Próstata  

O aumento da próstata pode levar a complicações, como uma infecção urinária ou retenção urinária aguda. As complicações graves são raras.

Infecções do trato urinário

Se você é incapaz de esvaziar a bexiga correctamente, há um risco de que as bactérias em seu sistema urinário não vai ficar liberado para fora e em vez disso se espalhar através da urina para causar uma  infecção do trato urinário (ITU) .

Os sintomas de uma infecção urinária incluem:


  • Urina turva, com sangue ou mau-cheiro 
  • Dor em seu abdómen 
  • Náusea 
  • Vómitos 
  • Agitação e calafrios 
  • Uma temperatura elevada de 38C (100,4 F).  

IU pode ser tratada com antibióticos. Enquanto uma única UTI geralmente não é grave, UTIs repetido pode danificar o seu rim e bexiga. Se você tem uma história de UTIs repetido, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

A retenção urinária aguda (AUR)

A retenção urinária aguda (AUR) é a incapacidade súbita de passar qualquer urina. AUR deve ser tratado como uma emergência médica, porque, sem o tratamento imediato, a urina pode ser passado de volta para os rins, o que pode danificá-los.

Os sintomas da AUR incluem:


  • A incapacidade súbita de urinar 
  • Dor na barriga menor 
  • Inchaço da bexiga que você pode sentir com as mãos. 

Se você ou alguém que você conhece experimenta os sintomas da AUR, peça uma ambulância.
AUR pode ser tratada através de um tubo fino (cateter) para drenar a urina para fora de sua bexiga. Em casos muito graves, a cirurgia pode ser necessário para esvaziar a bexiga.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.